25/10/2024
Graxa ou óleo na corrente?
Qual é a melhor escolha para lubrificar essa parte tão importante da sua moto?
Você já parou para pensar na importância de cuidar da corrente da sua motocicleta? Esse é um componente que demanda muita atenção e cuidado, pois a corrente é responsável pela transmissão da energia do motor para a roda.
Justamente por isso, sua manutenção deve ser periódica, assim como é recomendado no manual do proprietário. E aí, como anda a manutenção da sua, heim?
E quando se trata de manutenção, uma das ações imprescindíveis é a lubrificação. Você sabe se é melhor usar graxa ou óleo para essa finalidade? Explicaremos isso e muito mais no post a seguir.
Lubrificação e troca da corrente
Por ser constantemente submetida a esforços e atritos, é necessário que a corrente seja trocada periodicamente, entretanto, a durabilidade pode variar a depender de fatores diversos, como por exemplo, a constância no uso da motocicleta, o ambiente em que ela transita, como ela é pilotada e a regularidade na lubrificação.
Se você fizer a lubrificação com a frequência adequada e com o óleo correto, certamente a vida útil da corrente será prolongada.
Graxa ou óleo, afinal?
Sem rodeios, usar um lubrificante confiável e específico para correntes de motocicletas pode prolongar (e muito) a durabilidade da corrente. Infelizmente, muitos motociclistas cometem erros nesse sentido, utilizando, por exemplo, óleo de motor usado e velho, que não possui a viscosidade ideal.
Vale lembrar que lubrificantes muitos ralos não contribuem para o bom funcionamento e, muito menos, para a durabilidade da corrente.
Quanto ao uso de graxa, ele também não é indicado. A graxa favorece que a sujeira e materiais abrasivos grudem na corrente e deixem a superfície cada vez mais porosa no dia a dia.
O risco disso é que esse acúmulo de sujeira resíduos aumenta o desgaste do kit de transmissão. Evite o quanto puder e prefira óleos próprios para esse objetivo.
Como lubrificar a corrente?
Nem todos os motociclistas sabem, mas antes de lubrificar a corrente da moto, é fundamental remover o excesso de sujeira. Entretanto, para a limpeza não é recomendável usar solventes derivados de petróleo ou gasolina. Isso é um equívoco e tais líquidos podem danificar componentes não metálicos.
Qual é o tipo de lubrificante mais indicado?
Evite lubrificantes genéricos. Para sua motocicleta Honda manter a performance, opte pelo Óleo Pro Honda para Corrente de Transmissão SAE 90. Ele possui a fluidez e viscosidade ideal, além de preservar a ótima adesividade mesmo em alta velocidade.
Como se não bastasse, repele a água e a umidade, bem como evita o acúmulo de poeira e impurezas na corrente, pois conta com ação penetrante capaz de proteger os elos da corrente contra o desgaste e a corrosão. Essa é a escolha ideal para garantir a vida útil da corrente, o bom desempenho das engrenagens e a devida proteção em condições extremas.
Além disso, você pode optar pelo novo Kit de Lubrificantes da linha Pró Honda, que contém 1 limpador e 1 lubrificante de corrente. Esse kit proporciona uma limpeza eficiente e uma lubrificação de alta qualidade, garantindo a proteção completa da sua motocicleta.
Gostou de saber como cuidar da sua Moto Honda? Agora ficou claro que os óleos específicos são mais eficientes do que a graxa para cuidar da sua corrente? Ainda restou alguma dúvida sobre esse assunto? Deixe sua pergunta nos comentários!